Caros compatriotas e amigos

É com honra e enorme alegria que a comunidade portuguesa e luso-descendente irá este ano receber a visita de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa à África do Sul, no quadro das celebrações do Dia de Portugal, ocasião de especial simbolismo, união e força mobilizadora entre os seus membros.

Marco ímpar na história da presença portuguesa na África do Sul, esta visita é aqui saudada e acarinhada com enorme entusiasmo e empenho por toda a comunidade e, em particular, pelo movimento associativo neste vasto país, que soube, através de um esforço conjunto e espírito de entreajuda e colaboração, congregar vontades e trabalhar coletivamente em prol do sucesso da organização das celebrações do Dia nacional deste ano e, em particular, dos momentos de proximidade e ligação à comunidade portuguesa incluídos no programa da visita presidencial.

É assim com redobrada admiração e orgulho que louvo a comunhão de esforços, trabalho, empenho e dedicação dos membros da Comissão Coordenadora das Comemorações do Dia de Portugal que conseguiu com sucesso definir e concretizar um programa conjunto de eventos aberto à participação de toda a comunidade, exemplo notável de colaboração, entreajuda e união da nossa comunidade, que contribui para o prestígio de todo o movimento associativo, erguendo alto o nome de Portugal.

Entre os momentos altos de encontro comunitário com Sua Excelência o Senhor Presidente da República, destaca-se, no dia 7 de junho, o almoço convívio na emblemática União Cultural, Recreativa e Desportiva Portuguesa, que se espera acolher largas centenas de participantes.

Nessa ocasião, o movimento associativo, através do seus dirigentes e membros, junta-se em Joanesburgo, proveniente de Nelspruit, Pretória, Durban, Bloemfontein, Polokwane, Witbank, Vanderbijlpark, Welkom, Klerksdorp, Rustenburg, enveredando com orgulho os respetivos símbolos identitários que herdaram dos pais fundadores das instituições, cuja ação com brio e perseverança continuam a animar.

Destaque ainda nesse dia para o jantar com a comunidade na ACPP em Pretória, que marca também um momento singular de proximidade e estreitamento de ligação a Portugal.

Sendo a visita presidencial ocasião singular de encontro com as mais altas individualidades do Estado Português que compõem a comitiva, será este também um momento histórico de particular relevância para a comunidade que aqui se radicou, escolheu viver e criar os seus filhos, que todos os dias afirma e reforça a sua identidade portuguesa, e demonstra com dignidade enorme ética de trabalho, foco na família e amor a Portugal.

Pela sua dimensão, progresso e robustez, a comunidade de Joanesburgo terá aqui também uma oportunidade para contar a sua história e o seu percurso, de como vingou e prosperou neste grande país, onde é empreendedora e dinâmica, e domina setores do agroalimentar, engenharia, mecânica, serviços e indústria, com enorme impacto na economia e criação de emprego.

Faço votos de que as Celebrações do Dia de Portugal abrilhantadas este ano pela insigne presença do Senhor Presidente da República alcancem este ano um enorme sucesso, enaltecendo a nossa comunidade e elevando a voz de Portugal neste vasto país que a acolhe.

Bem-haja!

Viva Portugal!

Graça Araújo Fonseca
Cônsul-Geral de Portugal em Joanesburgo

  • Partilhe