Caras e Caros compatriotas

 images/foto_consul.jpg

É para mim uma enorme distinção e responsabilidade exercer a função de Cônsul-Geral de Portugal em Joanesburgo.

O Consulado-Geral serve uma comunidade portuguesa e luso-descendente ativa, diversa e bem integrada, residente numa vasta área de jurisdição que se estende, na África do Sul, às províncias de Gauteng, excluindo Tshawne, Limpopo, North West, Mpumalanga, Free State e KwaZulu-Natal, e inclui ainda o Lesoto e o Botswana.

A atividade do Consulado-Geral, que se apresenta cada vez mais moderno, eficiente e dinâmico, é assegurada por uma equipa de trabalhadores tecnicamente bem preparados e motivados, e que têm orgulho em servir a comunidade portuguesa aqui radicada.

O Consulado-Geral está preparado para prestar todo o tipo de serviço consular de natureza administrativa (designadamente, emissão e renovação de documentos de identificação e de viagem, registo civil e notariado), e para assegurar proteção consular aos cidadãos que dela necessitem.

Ao pretender chegar mais longe seguindo uma política de proximidade com a comunidade, o Consulado-Geral complementa a oferta dos serviços prestados diariamente na chancelaria consular em Joanesburgo, com a realização regular de Presenças Consulares em diferentes locais da sua extensa área de jurisdição, em cidades como Nelspruit, Rustenburg, Klerksdorp, Welkom, Witbank e Bloemfontein, entre outras, de acordo com o calendário divulgado no início de cada ano, igualmente publicitado neste portal.

Por outro lado, sempre que necessário, e em articulação com a Embaixada de Portugal em Pretória, o Consulado-Geral é ainda ativo em outras áreas, tais como a diplomacia económica e cultural, e a promoção e difusão da língua e cultura portuguesas.

Esperamos sinceramente que ao percorrer este portal os visitantes possam obter as informações úteis e respostas a assuntos que poderemos depois acompanhar presencialmente, após marcação prévia de atendimento, através deste portal. Os visitantes podem também expor dúvidas ou solicitar informação por telefone, dentro do horário assinalado, ou mediante procedimento escrito, endereçando um email para o nosso endereço institucional.

É assim com renovada vontade em continuar a prestar um serviço público de qualidade, tudo fazendo para que esta se mantenha ao mais alto nível, que continuaremos igualmente abertos a todas as sugestões que nos desejem encaminhar.

Com votos de saúde e sucessos pessoais e profissionais.

 

Graça Araújo Fonseca

 

Cônsul-Geral de Portugal em Joanesburgo

  • Partilhe