Mensagem de Boas Vindas

Bem-vindo à página do Consulado-Geral de Portugal em Joanesburgo. 

 

Para melhor navegação, por favor leia atentamente estas indicações iniciais:

 

Alguns serviços consulares podem ser realizados a partir de casa, sem ir ao consulado. Para saber quais, clique aqui.

Consulte a lista de perguntas frequentes (FAQ) aqui.

 

Com exceção dos atos consulares que não carecem de marcação, o atendimento no Consulado-Geral de Portugal em Joanesburgo efectua-se exclusivamente por marcação prévia obrigatóriaO procedimento para agendamento de marcações varia de acordo com o ato consular que pretende realizar.  

Para agendamento, clique aqui. Veja também os atos que não necessitam de marcação.

Notícias

Mais notícias

Exposição de artes plásticas “Ecos Visuais”, prevista de 1 a 10 de março 2024, na Galeria 1 na Keys Art Mile, em Rosebank, é uma iniciativa deste Consulado Geral e resulta da colaboração com um grupo de artistas portugueses de Joanesburgo, reunindo obras de Ana Flores, Dalila de Matos, Fernando Correia, Paulo Carvalho, Rosa de Castro e Rui Alves, que desde a primeira hora deram seu acordo e total disponibilidade para trabalhar connosco como equipa, a fim de levar a bom porto este projeto.

Exposição que contará com a co-curadoria de artistas experientes, Ana Flores e Dalila de Matos, pretende ser uma celebração da herança e cultura portuguesa refletida na diversidade e criatividade de cada artista plástico, sendo com efeito um sinal de prestígio e notoriedade da comunidade portuguesa neste país. Exposição pretende ainda promover e valorizar a inserção dos artistas plásticos portugueses no panorama da criação artística Luso Sul-africana.

Obras objeto da exposição utilizam diferentes técnicas, tais como pintura, colagem, cerâmica, e materiais como pasta de moldar, acrílico, mixed media.

Exposição, de entrada livre, estará aberta ao público das 10:00 às 17:00.

À margem da exposição, no espaço contíguo à Galeria, decorrerá um programa musical e social, aberto ao público, que incluirá atuações musicais, mostra de queijos e degustação de vinhos, participação na “Noite do Mercado”, dia 7 de março, “First Thursdays at Keyes Art Mile”, e celebração do Dia Internacional da Mulher, dia 8, em colaboração com a Liga da Mulher Portuguesa na África do Sul, de Joanesburgo. O calendário dos eventos sociais consta de cartaz específico que segue em anexo.

Por outro lado, ao longo da semana, durante o dia, está previsto programa de visitas e “oportunidade de interação” com os artistas, dirigido a alunos dos Departamentos de Arte de escolas secundárias na cidade de Joanesburgo, que mostraram interesse em participar, valorizando a inserção desta iniciativa no contexto artístico e educativo da cidade, e a sua divulgação junto do público mais jovem sul-africano.

A concretização deste projeto foi possível graças ao Alto Patrocínio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P..

images/ve_insta.png

 

images/ve_insta1.png

 

images/ve_insta2.png

Informa-se todos os cidadãos portugueses, de ambos os sexos, nascidos durante o ano de 2005, recenseados na área de jurisdição deste Posto Consular, que se encontram disponíveis para consulta os editais de convocação para o cumprimento do Dia da Defesa Nacional.

Os editais de convocação estão disponíveis para consulta aqui, e online (aqui).


Como determina a Lei do Serviço Militar os cidadãos nacionais, de ambos os sexos, nascidos no ano de 2005, residentes no estrangeiro com carácter permanente há mais de 6 meses, ou que tenham ali nascido e aí permaneçam devem comunicar ao Balcão Único da Defesa, através da via disponibilizada para o efeito aqui, a opção por uma das seguintes opções:

  • Solicitar a marcação de dia para cumprimento do dever militar de comparência ao DDN.
  • Requerer a dispensa de comparência ao DDN caso resida legalmente no estrangeiro com carácter permanente e contínuo, há mais de seis meses.

Os jovens convocados que desejem requerer a dispensa de comparência ao DDN deverão preencher o Requerimento de Dispensa disponível aqui, e enviá-lo, até 10 dias úteis antes da data marcada para a sua comparência ao DDN, para o e-mail
ddn@defesa.pt (colocando em assunto «DISPENSA»), anexando os seguintes documentos:

  • Cópia/Digitalização do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade;
  • Documento/Digitalização do comprovativo do motivo da dispensa.
  • Documento comprovativo de morada no estrangeiro, emitido pelo posto consular da área de residência ou por órgão da administração pública, polícia, estabelecimento de ensino ou empresa da sua área de residência (p. ex. declarações de matrícula emitidas por estabelecimentos de ensino locais, declarações emitidas por entidadespoliciais que comprovem que o cidadão é residente no estrangeiro, contrato de Trabalho com prazo igual ou superior a 6 meses ou declarações emitidas pela entidade empregadora, declarações emitidas por outras entidades locais que possam comprovar a residência do cidadão no estrangeiro que o habilite a requerer a dispensa de comparência no DDN).

NOTA: Se o jovem pretender a dispensa do Dia da Defesa Nacionak e à data da afixação dos Editais no Estrangeiro tiver a morada legal no país onde reside, basta envciar o requerimento da dispensa. Nos casos em que os cidadãos optem pela obtenção do certificado de residência para requerer a dispensa da comparência no DDN, esse documento pode ser enviado pelo Posto Consualr sem necessidade do cidadão se deslocar ao Posto. É enviado ao requerente em formato digital para o respetivo endereço de e-mail. O requerente deverá depois trata de todo o processo diretamente com o Ministério da Defesa Nacional através do Balcão Único da Defesa. 

Para mais informações, aceda ao website do Balcão Único da Defesa clicando aqui

Processo Concursal para Recrutamento de um Assistente Técnico para exercer funções no Consulado Geral de Portugal em Joanesburgo. Mais informação disponível aqui 

 

Informa-se que o Portal das Contraordenações Rodoviárias (link), da responsabilidade Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária (link), fornece informação relevante sobre processos de contraordenação e registos de infrações, sendo de utilidade para os portugueses que se deslocam a Portugal por via terrestre ou até para portugueses que, ainda que residentes no estrangeiro, tendo carta de condução portuguesa, possam ter acesso ao seu registo pessoal de processos e contraordenações.

No portal pode ainda ser verificada a legislação e respetivas contraordenações/infrações.

Foi publicada notícia no Portal das Comunidades com o respetivo (link).